Nina Rodrigues: Pais de alunos denunciam problemas na distribuição dos kits de merenda escolar.

Kit contendo alimentos para três alunos 

Depois de uma longa espera, várias cobranças e a atuação proativa de vários órgãos municipais, a Secretaría Municipal de Educação de Nina Rodrigues deu início, na última quarta-feira (14), à entrega dos kits de merenda escolar destinados aos alunos da rede municipal de ensino. No entanto, pais de alunos denunciam uma série de problemas na distribuição dos referidos kits em diversas escolas, principalmente na zona rural do município. No povoado Buriti, a 20 km da sede, a principal reclamação dos pais é sobre a entrega de kits incompletos, ou seja, com uma quantidade inferior de itens alimentícios descritos nos recibos.


Silvane Garreto, mãe de três filhos, alunos da Escola Municipal Pompeu Pereira de Sousa, diz que só pôde perceber o problema ao chegar em casa e abrir a sacola onde deveria conter três kits de merenda, referentes ao três filhos matriculados na escola. De acordo com a mãe, foram recebidos apenas dois kits - um a menos do que constava nos recibos assinados.

"Eu tenho três filhos que estudam aqui na escola do [Povoado] Buriti. Nesse caso, eram para ser entregues 3 kits, certo? só que não vieram os kits completos! Eu assinei a documentação, porém, apenas quando cheguei em casa pude verificar a falta de vários itens que deveriam ter sido incluídos no kits", disse Silvane.

Ainda de acordo com a mãe ouvida pelo blog, houve, inclusíve, em um primeiro momento, uma certa resistência por parte da gestão da escola em retificar o erro cometido.

Reclamações similares também foram registradas no povoado Palmares; onde muitos pais reclamam da desorganização e falta de critério quantitativo na entrega dos referidos kits.

Entramos em contato, e segundo a Secretaría de Educação do município, os problemas abordados na matéria não foram ocasionados por falha no envio dos kits às escolas, por parte da casa da merenda. Ainda de acordo com as informações repassadas pela SEMED, o problema teria ocorrido na divisão dos referidos kits (de incumbência dos gestores), efetuada já nas escolas. Outro fator mencionado foi que, em alguns casos, há uma discrepância entre o número de alunos e a quantidade de merenda, em decorrência das matrículas tardias, feitas após o censo escolar - referência para cálculo da quantidade de merendas a ser enviadas a cada escola.

Sobre o caso da mãe citada na matéria, o interlocutor afirmou que a SEMED já tomou conhecimento do caso e está providenciando a resolução.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.