Pressionado pela categoria, prefeito de Nina Rodrigues cumpre sua obrigação e concede rateio devido aos servidores da educação.
Após pressão da categoria , prefeito Rodrigues concede abono aos servidores da educação. |
Foi preciso articulação e muita pressão de parte da categoria, por meio de sua entidade representativa, o SINSPUM-NR - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nina Rodrigues - para que o prefeito Rodrigues da Iara (PDT) concedesse, na manhã de hoje (20), o abono relativo à sobra do Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica - Fundeb - aos professores efetivos e demais funcionários da educação do Município de Nina Rodrigues.
Diante do claro desinteresse da gestão em deliberar sobre o assunto, parte da categoria, juntamente com a diretoria do SINSPUM-NR, já havia ido à prefeitura, no último dia 13, tentar dialogar com o prefeito, em busca de um posicionamento sobre o questão do rateio; ocasião em que, conseguiram apenas o agendamento para uma posterior reunião, haja vista que o chefe do executivo não estava no recinto. (Relembre)
Servidores em visita ao Palácio dos Balaios. |
Como também noticiamos aqui no blog, a realização de protestos já era consenso entre a categoria, caso a gestão continuasse a ignorar a causa.
A referida reunião só foi realizada na manhã de ontem (19) com a presença da comissão, formada por membros do sindicato - acompanhada por um contador próprio -, do conselho do Fundeb, Conselho de educação, além de representantes do setor jurídico, financeiro e da Secretaria de Educação. Na ocasião, ficou acordado a concessão do abono no valor de R$ 6 mil aos professores efetivos e R$ 2 mil aos demais servidores da pasta; valores creditados já nesta manhã (20).
Importante frisar que, ciente da inércia de parte da categoria, até então, a gestão vinha adotando a política do silêncio (o famoso "vai que cola"?), ignorando o assunto e a lei, e protelando ao máximo um direito insofismável da classe de trabalhadores da educação.
Oportunismo midiático
Mesmo tendo concedido "de livre e espontânea pressão" o abono aos servidores, a gestão, como costumeiramente ocorre, ainda comemorou o feito nas redes socias como se, ao invés de um mero cumprimento de sua obrigação legal, tivesse, na verdade, feito um ato filantrópico aos professores e demais servidores da educação, veja abaixo:
De acordo com a legislação brasileira, 70% dos recursos do fundo devem ser destinados à composição funcional da educação municipal. havendo sobra, esta deve ser rateada ( dividida) OBRIGATORIAMENTE entre os servidores da educação.
O papel do SINSPUM-NR e dos servidores corajosos na conquista do abono
Servidores da educação em frente a prefeitura. |
Faz-se necessário exaltar o trabalho feito pelo SINSPUM-NR, principal entidade representativa dos servidores públicos de Nina Rodrigues; assim como dos corajosos servidores que, mesmo diante dos desmandos da gestão, críticas e até de tentativas de ridicularização -advindas até mesmo de colegas de categoria - foram à luta e conseguiram essa conquista a todos. A TODOS!
Esse também é direito dos funcionários da educação que são contratados.
ResponderExcluir