RATEIO DO FUNDEB: Buscando respostas, servidores da educação de Nina Rodrigues vão à prefeitura e já planejam protestos caso o prefeito Rodrigues da Iara não acorde em pagar o rateio.

Servidores da educação em frente ao Palácio dos Balaios 
O PANORAMA- 
Na tentativa de dialogar com o prefeito municipal, Rodrigues da Iara (PDT), um grupo de servidores públicos da educação visitou, na manhã de hoje (13), a prefeitura municipal de Nina Rodrigues. A pauta em questão seria o pagamento das sobras do rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o qual os profissionais reivindicam, porém, até então, não obtiveram qualquer resposta advinda do poder público. Além de professores, o grupo contou também com servidores do grupo operacional ( vigias e AOSDs) e agentes administrativos. De acordo com informações repassadas pelos próprios servidores, a reunião não ocorreu, uma vez que o prefeito Rodrigues não se encontrava no local.

"Fomos até a prefeitura tentar conversar com o prefeito a respeito do rateio do Fundeb, mas, infelizmente, não o encontramos no local. Diante disso, fomos atendidos pelo controlador do município, seu Henrique, que conseguiu agendar uma reunião para terça-feira (18) da próxima semana", frisou um servidor.

De acordo com servidores ouvidos pelo blog, caso não haja um acordo favorável na reunião da próxima semana, a possibilidade de protestos não está descartada.

O rateio das sobras do Fundeb é um direito assegurado a esses profissionais,  de acordo com a legislação vigente (lei 14.113, de 25 de dezembro de 2020), onde consta que os recursos oriundos do fundo devem ser gastos em 70% no pagamento dos profissionais da Educação Básica. O rateio (divisão) é, mais especificamente, a remuneração das sobras aos profissionais da educação,  quando os municípios não conseguem atingir esse percentual.

Importante ressaltar que, na contra-mão de outros municípios da região, como Vargem Grande e Itapecuru-Mirim - que cumpriram a lei e pagaram generosos abonos aos trabalhadores da educação -  O prefeito Rodrigues da Iara, até o momento, tem preferido ignorar a lei e as reivindicações dos profissionais de Nina Rodrigues.

O blog estará acompanhando e trazendo todas as informações acerca desse imbróglio entre os servidores e a gestão municipal.
 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.