Escândalo na saúde: Nina Rodrigues está na mira do MPF por suspeitas de uso irregular de recursos da Covid-19.

 

Secretaria de saúde de Nina Rodrigues.

Secretaria comandada pelo primo do prefeito Rodrigues da Iara, o secretário Jorge Neto, está no centro das suspeitas de supostos atendimentos fantasmas para captar recursos federais no municipio.

De acordo com informações do UOL, Nina Rodrigues está entre os 33 municípios maranhenses que estão na mira do MPF (Ministério Público Federal) por suspeita de uso irregular de recursos do SUS para o tratamento de pacientes com sequelas de Covid-19.

Ainda de acordo com o portal, o município de Nina Rodrigues, que possui pouco mais de 14 mil habitantes e registrou 1.193 casos de Covid-19, informou ao Ministério da saúde ter realizado 51.640 atendimentos, apenas para realizar reabilitação de pacientes que foram infectados pelo novo coronavirus.

O que chama a atenção é a disparidade entre a quantidade de ninenses que contrairam a doença  (1.193) e o número exagerado de atendimentos informados pelo município ao Ministério da Saúde (51.640). Para se ter uma noção exata, é como se para cada ninense acometido, inclusive os  falecidos, o município tivesse ofertado cerca de 43 atendimentos, apenas para tratar/prevenir sequelas. Lembrando que esse volume de atendimentos informados pelo município de Nina Rodrigues não inclui os atendimentos de emergência e internações e chega a corresponder a 25% de todas as terapias realizadas no Brasil, excetuando os números dos outros municípios maranhenses que também estão na mira do Ministério Público Federal, como Pedreiras, Belágua, Chapadinha, entre outros.

Gráfico com lista de municípios maranhenses suspeitos.

Importante destacar que, para cada atendimento informado o município recebeu, por meio do SUS, R$ 21,69 (vinte e um reais e sessenta e nove centavos), ou seja, realizando uma conta simples, conclui-se que o município de Nina Rodrigues embolsou exatos  R$ 1.120.071,6 para realizar atendimentos que ninguém sabe onde, quando e nem quem recebeu.

O blog está à disposição dos citados para eventuais pronunciamentos...

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.