Rodrigues da Iara, ex-prefeito de Nina Rodrigues, agora quer ser deputado.

 

Ex-prefeito de Nina Rodrigues 

Rodrigues da Iara, ex-prefeito de Nina Rodrigues, anunciou sua pré-candidatura a deputado estadual no dia 1º de janeiro de 2025, durante a posse de seu sucessor, Jones Braga. Eleito em 2016 como herdeiro político de sua mãe,  Iara Quaresma, Rodrigues esteve oito anos a frente de uma gestão constantemente sob desconfiança popular.

Com uma sólida aliança ao lado da deputada estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), Iracema Vale, que exerce forte influência em fração significativa do Baixo Parnaíba, Rodrigues agora não hesitou em afirmar que sua candidatura não é apenas simbólica: "Não serei apenas uma bucha", declarou com confiança.

Apesar de sua confiança e do respaldo político, o anúncio de Rodrigues gerou reações mistas entre os eleitores. Enquanto alguns reconhecem sua liderança e legado político, outros questionam sua real capacidade de ampliar o apoio além das bases tradicionais de Nina Rodrigues. Sua popularidade, embora ainda expressiva, parece enfrentar o desafio de conquistar um eleitorado mais amplo no Maranhão, ou seja, há quem aposte que o anúncio trate-se de um blefe estratégico, uma tentativa de manter relevância política em meio ao cenário municipal, já para outros, a pré-candidatura de Rodrigues é legítima e promissora, especialmente considerando seu modus operandi e "histórico administrativo" em Nina Rodrigues, o que presume que  capacidade financeira não será problema em uma eventual disputa pela ALEMA.

Certamente os dois primeiros anos fora da gestão municipal serão cruciais para o futuro político do ex-prefeito. Sem a máquina administrativa em suas mãos, ele enfrentará desafios para manter seu capital político intacto, correndo o risco de vê-lo enfraquecido com o passar do tempo, tendendo ao ostracismo.

Resta agora saber se ele conseguirá sustentar sua força política até as eleições de 2026 e se transformar em um protagonista no cenário estadual.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.