Por falta de ambulância, paciente de Nina Rodrigues, em estado grave, é transportada de caminhonete a São Luís.
Hospital de Nina Rodrigues, Ma. |
No último sábado (09), por volta das 18h, mais um caso gravíssimo de desrespeito à pessoa humana ocorreu no sistema de saúde do município de Nina Rodrigues. Desta vez, a vítima foi uma jovem de 21 anos, que deu entrada no Hospital Municipal Madalena Fortes Braga com grave lesão na região da cabeça, após ter sido vítima de um atropelamento. Segundo testemunhas, devido à gravidade da lesão, a paciente ja tería chegado nas dependências do hospital local inconsciente. Após receber os primeiros atendimentos, POR FALTA DE AMBULÂNCIA, a jovem precisou ser transportada nas traseiras de uma caminhonete modelo L200, até o Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), localizado na capital São Luís, isso tudo sem o devido acompanhamento de um enfermeiro.
Apenas um técnico foi disponibilizado para seguir com a paciente.
Após percorrer quase 200 quilômetros nessas condições deploráveis, a paciente ainda teve que aguardar mais de meia hora para ser atendida no socorrão I, uma vez que o veículo no qual foi transportada (L200), sendo impróprio para este fim, não dispunha de uma maca, tendo a paciente que ser acomodada sobre as pernas de familiares durante todo o trajeto. As informações constam que tamanha imprudência despertou até mesmo a indignação dos profissionais do HMDM (Socorrão I) que puderam presenciar a situação.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que pacientes de Nina Rodrigues são transportados de forma irregular. Em maio do corrente ano, o blog Informativo online já havia exposto o caso em que pacientes estavam sendo amontoados dentro de caminhonetes, para fazerem exames tomográficos em chapadinha. Rememora-se também o caso da parturiente que foi esquecida em Itapecuru (reveja aqui).
Diante de um caso tão triste e inaceitável, faz-se necessário que as pessoas que comandam o município, a SEMUS e o Hospital Municipal venham a público dar explicações acerca desse episódio tão grave.
Trata-se de um caso de interesse público.
O espaço do blog está aberto a qualquer manifestação.
Eu fiquei pasma com está falta de humanidade, minha sobrinha passar por está situação. Poucos dias vi ambulâncias sendo entregues para a saúde em Nina Rodrigues. Que isso não volte a acontecer com outros moradores.
ResponderExcluirFico indignada,estarrecida ,revoltada e furiosa com tamanha falta de respeito,falta de responsabilidade com a vida das pessoas nesse municipio.O que precisa acontecer para que as pessoas tenham o direito de viver com mais dignidade? A dignidade que vem sendo roubada das pessoas por falta de responsabilidade com a coisa pública. Aqui na minha cidade a vida das pessoas estão sendo banalizadas.
ResponderExcluirMas a politicagem tá correndo solta, candidatos atrás de votos. Quem tá ligando para as necessidades mais urgentes. Queria falar mais. A indignação é tanta, mas não vou me calar.
ResponderExcluir